A principal missão do Rancho Regional de Guifões é divulgar toda a tradição da região, mantendo a tradição de um lugar rural.
Está aberto a todas as pessoas, de todas as idades, desde que tenham por objectivo ajudar a colectividade.
Quem estiver interessado em ser sócio deverá pagar uma quota mensal de 1euro, sendo que os reformados pagam apenas 0,50 cêntimos.
A sede tem dois andares com um salão, um bar, um gabinete e uma sala.
Funciona diariamente, entre as 10h00 e as 21h30. No Verão o horário de encerramento é mais tarde.
O RRG não está envolvido no concurso "Entidade mais Sustentável". Não são desenvolvidas quaisquer actividades na área do ambiente. Desenvolvem actividades apenas relacionados com a tradição. Fazem espectáculos gratuitos para as outras associações e colectividades. Organizam e participam em Festivais.
O Rancho tem várias actividades, nomeadamente folclore, bailes (gratuitos e abertos a toda a população), bilhar, cartas, dominó, jogos tradicionais, ensaios (sábados entre as 22h30 e as 24h00), vindimas, malha do centeio e desfolhada. É ensinado como se toca cavaquinho, concertina, bombos, ferrinhos e reque reque.
Entrevista realizada no dia 4 de Fevereiro de 2011 pelos utentes Joaquim e António Humberto, junto do Sr. Silvino Magalhães (Presidente).
Sobre nós...

- Projecto 3D - Difundir, Dinamizar e Debater Guifões
- Guifões, Matosinhos, Portugal
- Este projecto surge do desafio da Junta de Freguesia de Guifões para a participação no concurso "Entidade mais Sustentável", no âmbito da Agenda 21 Local. Neste sentido, a equipa técnica das Estruturas Reabilitativas de Matosinhos da Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos desenhou o Projecto 3D - Dinamizar, Difundir e Debater Guifões. O Projecto 3D visa a dinamização da comunidade local, através do intercâmbio entre instituições e cidadãos; a difusão das actividades resultantes desta interacção; e o debate destas vivências.
Sem comentários:
Enviar um comentário