Os ecoclubes surgiram na Argentina, em 1992 e chegaram a Portugal no ano de 2003.
O Ecoclube Guarda Rios de Guifões foi criado em 2008 e tem como missão trabalhar o ambiente, especialmente os rios (por exemplo o Rio Leça) contribuindo, entre outros, para a melhoria da qualidade da água.
O Ecoclube é composto por jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 25 anos.
Não tem sede própria e, por isso, utiliza o espaço da biblioteca da Junta de Freguesia de Guifões.
O grupo reúne ao Sábado, entre as 16:30 e as 19:00. As actividades realizadas acontecem, normalmente, ao fim de semana.
O Ecoclube participa no concurso "Entidade mais Sustentável". Todas as actividades que realiza são na área do ambiente, nomeadamente workshops, palestras, monitorização do Rio Leça e inquéritos ambientais.
Para levar a cabo estas actividades estabelece diversas parcerias nacionais e internacionais.
Desenvolve outras actividades, aproveitando as diferentes competências dos jovens (por exemplo concertos e intercâmbios).
Entrevista realizada no dia 07-01-2011 pelos utentes Edner e Paula, junto do Filipe Magalhães (Presidente do Ecoclube).
Sobre nós...

- Projecto 3D - Difundir, Dinamizar e Debater Guifões
- Guifões, Matosinhos, Portugal
- Este projecto surge do desafio da Junta de Freguesia de Guifões para a participação no concurso "Entidade mais Sustentável", no âmbito da Agenda 21 Local. Neste sentido, a equipa técnica das Estruturas Reabilitativas de Matosinhos da Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos desenhou o Projecto 3D - Dinamizar, Difundir e Debater Guifões. O Projecto 3D visa a dinamização da comunidade local, através do intercâmbio entre instituições e cidadãos; a difusão das actividades resultantes desta interacção; e o debate destas vivências.
Eco Clube Garda Rios é um grupo de jovens que estão disposto a lutar para preservar o que é nosso e vosso , Rio Leça outrora brilhava quando as suas belas águas passam na Zona da Lomba , onde ouvia se o barulho das lavadeiras a lavar sua roupa nas margens do Rio e o Rio Leça passava como nada fosse , mas imagino eu que devia estar feliz porque todos os dias o visitavam nadavam nas suas águas hoje o desenvolvimento chegou e com isso quem mais sofreu foi o Rio Leça pois suas águas estão mortas suas margens não tem mais lavadeiras tem sim o lixo e os esgotos a céu aberto das descargas . Mas este grupo eles não se renderam e lutam pelo nosso Rio e pelo vosso rio comunidade de Guifões , Maia , Snnta Cruz do Bispo , Leça , Matosinhos . Vamos lá ajudar este grupo dia 7 de Junho Marcha Pela Água , local de encontro Largo Pe Joaquim Pereira dos Santos as 15 horas 30 minutos .
ResponderEliminar